Livros para começar a gostar de ler!
Podem ficar tranquilos: aqui não vai ter ninguém recomendando livro de escola para você ler não. Aqueles livros que você foi obrigado a ler para o vestibular, ou para fazer uma prova. Aqui, vamos ser sinceros, e recomendar obras que te incentivarão a continuar lendo outras. Pode ser que você goste de um estilo ou outro melhor, mas vá testando até encontrar seu autor e estilo favoritos. Tentamos ser o mais ecléticos possíveis para ajudar vocês.
Livros para não começar a ler
Antes de começar, um conselho: não comece lendo Shakespeare, Tolkien, José de Alencar, Machado de Assis, Ernest Hemingway, Saramago, e todo esse pessoal mais “fodão” da literatura. Apesar de muitas de suas obras serem excelentes, a leitura pode ser muito difícil e chata para quem está começando a gostar de ler, além de frustrante. Evite esses autores pelo menos no começo, ok?
Leia também
- 6 livros que vão te ajudar a passar em um concurso público
- Como fazer uma boa redação dissertativa – Guia definitivo!
Melhores livros para começar a ler: Coleção Vagalume
A série vagalume reúne vários títulos da Editora Ática. São romances clássicos da literatura infanto juvenil brasileira, como Éramos Seis, O Escaravelho do Diabo, A Guerra do Lanche, e muitos outros. O que é mais legal nessa série é a diversidade, que vai desde o thriller, passando pelo romance, e até ficção científica! Tudo de um jeito bem fácil de ler, e para agradar a todos.
Não pense que for ser infanto juvenil as obras são para adolescentes. Pelo contrário! Elas são excelentes obras para adultos também!
As obras de Pedro Bandeira, principalmente a saga Os Karas
Começando com “A Droga da Obediência” e indo até “A Droga da Amizade”, Pedro Bandeira criou memoráveis personagens que não deixam nada a desejar aos heróis de quadrinhos e livros de hoje em dia. Sabe as crises de puberdade na série Harry Potter? Pedro Bandeira já falava disso há anos. Além da saga, ele também tem muitos contos e outras histórias geniais para quem quer começar a gostar de ler.
Livros para homens que não gostam de ler: Alexandre Dumas
Homens gostam de batalhas, de guerras, de lutas, duelos, de histórias heroicas. As histórias de Dumas tem tudo isso. Dumas é mais conhecido pelas saga de a’Artagnan, e seus amigos Os Três Mosqueteiros. Outras histórias desse grande autor são O Conde de Monte Cristo, e Robin Hood. Todas as histórias fáceis de ler, e com tudo que homens precisam para começar a gostar de leitura.
Livros para quem não gosta de ler: Harry Potter e Artemis Fowl
Harry Potter não é unânime, mas é um livro muito fácil de ler, e que tem muita ação, aventura, romance. Os livros são tão bem escritos que dá pra ler até em um dia, se você empolgar na leitura. A saga do bruxo, escrita pela grande JK Rowling, merece todo o crédito possível.
Já Artemis Fowl é uma obra para quem não gosta muito de mocinhos, e querem ver o vilão se dando bem. Misturado a elementos fantásticos (o jovem Artemis rouba o tesouro do mundo das fadas), o autor Eoin Colfer merece todo o crédito de ter criado uma saga de um vilão carismático, inteligente, e muito fácil de ler.
Livros para iniciantes: os livros de Dan Brown
Código Da VInci, Anjos e Demônios, O Símbolo Perdido. Pegue qualquer obra dele, e você terá uma excelente e fácil literatura moderna, envolvendo intrigas, teorias da conspiração, suspense, e muita ação.
Livros para gostar de ler: Cosmos
Imagine que alguém descobriu como explicar a grandeza do universo para uma criança de 3 anos de idade. Então, essa pessoa escreveu um livro, que tem também uma série de TV maravilhosa. Sabe aquela história do astronauta que viu um “pálido ponto azul” que era a Terra? Quem escreveu esse texto foi Carl Sagan, autor de Cosmos. A obra explica a grandeza do universo e da física de forma simples e cativante, agradando a qualquer leitor.
Um livro do Exupéry: Terra dos homens
Quase todo mundo já leu O Pequeno Príncipe, a obra magna de Antoine de Saint-Exupéry. Agora poucos conhecem uma outra excelente obra dele: Terra dos Homens. O livro narra um pouco da vida e da filosofia que o autor tem do mundo, contando inclusive uma história de quando seu avião caiu no deserto do Sahara. É ótimo ler esse livro até para tirar uma onda com quem é fã do Pequeno Príncipe.
Perdido em Marte
Andy Weir é um autor moderno. A obra Perdido em Marte conta a história de um astronauta que em Marte, perde o contato completamente com a Terra, e tem que se virar para sobreviver e se comunicar de novo com seu planeta natal. Eu não acho que a obra seja apenas ficção científica, porque trata MUITO de resolução de problemas, e até um pouco de filosofia. Detalhe que o autor consultou cientistas para ver se as soluções que o astronauta alcança no livro eram realmente possíveis.
Menções honrosas
Todas as obras de Neil Gaiman, um grande autor, são fáceis e gostosas de ler. Dostoiévski, um grande autor russo, tem excelentes obras, mas recomendamos que você comece por Um Jogador. Agosto é um romance policial brasileiro, que envolve policiais, corrupção, e muita investigação.
Quais livros você recomenda para quem quer começar a gostar de ler? Quais são seus livros favoritos?
Sobre o autor
André é formado em pedagogia e gosta de educar e aprender. Encontrou através do blog Palpite Digital BR uma maneira de repassar seus conhecimentos e aprender mais sobre diversos tópicos. Além disso, ele também é um entusiasta de jogos digitais, tendo começado com um Master System 3 no início da década de 90 e indo pro mundo dos computadores ao final da década. Desde então, não parou mais e continua jogando, aprendendo, e ensinando.
Veja também
Como organizar caderno de receitas?
Presentes de dias dos namorados de até 50 reais!
Harry Potter e a ordem da Fenix
Como estudar para passar no vestibular?