O que é Couch Surfing?
A ideia por trás couch surfing é aproveitar a hospitalidade de pessoas amigas ao redor do mundo que abrem suas casas para os viajantes em um ato de bondade que remonta milênios de camponeses ajudando viajantes.
Couch surfing é uma forma notável para viajar mais barato, e os viajantes de todas as classes sociais aproveitam o fenômeno. O site Couchsurfing torna a ligação entre viajantes com lugares mais fácil e já tem mais de três milhões de membros em 246 países ao redor do mundo.
Leia também
Enquanto o termo “couch surfing” (algo como surfando sofás) vagamente se refere a simplesmente ficar com os anfitriões enquanto você viaja, a maioria das pessoas associam o conceito com o site couchsurfing, que ajuda viajantes com menos recursos a encontrar anfitriões em diferentes países.
Hospedeiros, que são muitas vezes viajantes antigos ou expatriados que querem conhecer e interagir com os viajantes, cadastram-se no couchsurfing.com para partilhar as suas casas. Você pode encontrar alojamentos gratuitos desde sofás simples até quartos e casas de hóspedes. Não só é o seu lugar para dormir com conforto como também você pode fazer amizade com um local que conhece bem o seu novo destino. Algo muito positivo para quem está na estrada.
Couch surfing pode diminuir drasticamente as suas despesas em viagens para lugares caros, como Hong Kong, Coréia do Sul e Cingapura. Hospedeiros estão normalmente interessados em aprender sobre sua cultura, praticar uma língua estrangeira, ou simplesmente desfrutar de sua companhia como uma ruptura de sua rotina regular.

Com o Couch Surfing, faça parte de uma grande comunidade de viajantes ao redor do mundo que querem conhecer novas culturas e viajar de forma barata também. (Foto: journeyingjames.com)
Além do benefício óbvio de encontrar um lugar gratuito para ficar, couch surfing pode melhorar a sua viagem muito além das acomodações simples. Um bom anfitrião vai mostrar os lugares, oferecer conselhos sobre onde ir e irá fornecer-lhe uma visão mais profunda sobre um destino além do que livros de turismo oferecem.
Ao invés de ser um turista em uma horda de outros turistas, o seu amigo local vai conhecer os pontos turísticos mais importantes e pouco acessados e pode oferecer economia de dinheiro conselho para atrações e atividades. Amigos feitos através de couch surfing são frequentemente amigos para a vida.
Outro benefício muitas vezes negligenciado do couch surfing é o fato de que você pode ter acesso a uma cozinha. Compras de supermercado e cozinhar refeições em “casa” são alternativas mais baratas e saudáveis a comer fora todos os dias, como os viajantes costumam fazer.
Pode até parecer um pouco inseguro o couch surfing, mas tomando o cuidado certo e fazendo uma boa pesquisa, o couch surfing é uma das melhores formas de aproveitar viagens internacionais e fazer amigos mundo afora. Só não vá achando que a casa dos outros é hotel: as regras de um bom hóspede como boa educação, ajuda nas tarefas de casa e compreensão das regras da residência te ajudarão a criar um clima muito amigável com o seu anfitrião. Respeite isso e faça bom proveito de sua nova amizade!
Sobre o autor
André é formado em pedagogia e gosta de educar e aprender. Encontrou através do blog Palpite Digital BR uma maneira de repassar seus conhecimentos e aprender mais sobre diversos tópicos. Além disso, ele também é um entusiasta de jogos digitais, tendo começado com um Master System 3 no início da década de 90 e indo pro mundo dos computadores ao final da década. Desde então, não parou mais e continua jogando, aprendendo, e ensinando.
Veja também

Para quais países é mais perigoso viajar?

Dicas para quem vai fazer intercâmbio !

Com quantos anos pode viajar sozinho?

Travel IQ Challenge – Desafie seus conhecimentos sobre o mundo