Como não ser mais mesário nas eleições?
Você foi chamado para ser mesário mas não quer exercer essa tarefa. Apesar da Justiça Eleitoral disponibilizar vale refeição e dar dois dias de folga para quem trabalha como mesário, não deixa de ser cansativo ter que ficar o dia inteiro trabalhando nas eleições.
O que fazer para não trabalhar nas eleições?
Existem pessoas que, pela natureza do processo eleitoral, não podem ser mesárias. Essas pessoas podem prejudicar o processo eleitoral, caso participem ativamente dos procedimentos de eleição. Essas pessoas que não podem ser mesários são:
Leia também
Candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, inclusive, o cônjuge – Aqui, não há dúvidas. Sendo parente de político, você não pode ser mesário.
Membros de diretórios de partido político, desde que exerçam função executiva – Nesse, há muita confusão. Não basta ser filiado a um partido político para obter a dispensa do serviço eleitoral. Você tem que ser parte do diretório do partido em âmbito municipal, estadual, ou federal. São cargos como secretário, tesoureiro, presidente, vice presidente, etc.
Autoridades e agentes policiais, bem como os funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo – São pessoas que podem influenciar nas eleições, por estarem em cargos de confiança. No caso dos policiais, possivelmente, a dispensa vem ainda do regime militar, mas é explicável hoje devido a necessidade de policiais estarem sempre à disposição da corporação para manter a ordem.
Aqueles que pertencerem ao serviço eleitoral – São aqueles que trabalham ligados a algum órgão eleitoral brasileiro, principalmente ao Tribunal Superior Eleitoral.
Eleitores menores de 18 anos – Quem tem o voto facultativo. que são os eleitores menores de 18 anos, não pode ser mesário.
Folga de mesário tem validade? Vale a pena ser mesário pela folga?
A folga do mesário pode ser tirada enquanto ele ainda tem vínculo com a empresa na qual estava quando foi chamado para ser mesário. Se ele sair da empresa, ele perde o direito aos dois dias de folga. Mas se ele ficar o resto da vida na empresa, durante todo o tempo em que trabalhar pra ela, poderá tirar os dois dias de folga quando bem quiser.
Mesmo assim, ainda não vale a pena os dois dias de folga do trabalho como mesário. Entenda: o trabalho é bem extenuante, e atendimento ao público não é algo fácil. Algumas seções são mais tranquilas do que outras. Mas a responsabilidade por trás do cargo de mesário é muito grande pelo pouco benefício que oferece. E você vai perder um dia de descanso, e no dia seguinte, já tem que voltar para trabalhar cansado. O pior é que você pode até ser chamado para ser mesário em uma zona eleitoral diferente de onde você vota, e apesar de você votar no mesmo local onde é mesário, pode ser mais longe de sua casa do que o local atual.
Você acha que ser mesário vale a pena? Já foi dispensado de ser mesário por algum outro motivo que não listamos aqui? Deixe nos comentários!
Sobre o autor
André é formado em pedagogia e gosta de educar e aprender. Encontrou através do blog Palpite Digital BR uma maneira de repassar seus conhecimentos e aprender mais sobre diversos tópicos. Além disso, ele também é um entusiasta de jogos digitais, tendo começado com um Master System 3 no início da década de 90 e indo pro mundo dos computadores ao final da década. Desde então, não parou mais e continua jogando, aprendendo, e ensinando.
Veja também
Como justificar voto no exterior?
Como morar em outro país legalmente? Vale a pena?
Como aprender um outro idioma sozinho?
Trocar produto sem caixa – O que a diz a lei?