Vale a pena estudar um dia antes da prova?
Estudar ao longo do semestre é o melhor curso de ação para a aprendizagem, mas os alunos muitas vezes se encontram em um momento difícil logo antes de uma prova. Estudar no dia anterior a um exame tornou-se uma forma comum de estudar. Mas será que fazer isso é certo? Vamos mostrar como isso pode fazer mal pra você .
Estudar um dia antes da prova faz mal se você dormir bem
Além da falsa crença de que estudar um dia antes da prova funciona, o maior problema com isso é a falta de sono. Em um estudo realizado, foi descoberto que sacrificar o sono para fazer provas é realmente contraproducente. Na verdade, eles descobriram que não importa o quanto um aluno estuda um dia, se eles sacrificam o sono, tais alunos são susceptíveis de ter mais problemas acadêmicos no dia seguinte. Não importa o participante o aluno for, as horas de estudo até altas horas da noite estavam associadas com problemas acadêmicos, porque geralmente significava menos sono para o aluno. Estudar até altas horas da noite pode parecer motivo de orgulho, mas eles não fazem nada para melhorar a aprendizagem ou para os exames do dia seguinte. De acordo com a pesquisa, todo o seu desempenho acadêmico durante a semana de estudos sem um bom sono pode ser comprometido. Especialistas também afirmar que estudar as partes mais difíceis logo antes de adormecer encoraja uma melhor lembrança no dia seguinte.
Leia também
- 6 livros que vão te ajudar a passar em um concurso público
- Quanto custa estudar no exterior? Ensino superior e aprender idiomas!
Como estudar rápido para a prova? Distribua os estudos
Outro estudo descobriu que o espaçamento nos estudos foi mais efetivo do que concentrar todo o conhecimento em um dia. Outras pesquisas demonstraram que tomar pausas por períodos mais longos entre as sessões de estudo dá aos alunos uma melhor lembrança do que estudar desesperadamente para uma prova. Quando você é capaz de rever o material mais de uma vez, você é capaz de compreender e lembrar mais do mesmo. A ideia não é esperar para estudar muito perto do exame, mas não tão longe que você não vai se lembrar do que você estudou.
Se você ficar sem outra opção antes de um exame, faça o seu melhor para estudar sem sacrificar o sono. A falta de sono é o que pode prejudicar mais seu desempenho nos exames, não o quanto você estuda. E quando o próximo período de estudos começar, lembre-se que os períodos regulares de estudos vão lhe poupar todo o estresse e noites sem dormir e vai realmente dar-lhe um melhor desempenho no dia do teste. E ainda mais importante, vai lançar as bases para realmente lembrar o que você aprendeu quando você precisar deste conhecimento no seu trabalho.
Estudar antes da prova é ruim, mas uma boa alimentação pode ajudar nesses estudos
Aumente a capacidade de trabalho do seu cérebro dando-lhe o que ele precisa para funcionar corretamente. Além disso, comendo algo antes de começar a estudar, você estará menos tentado a ficar com fome (e distraído), sentindo menos fome durante os estudos. Coma alimentos saudáveis, como frutas, legumes, e proteínas leves (aves e peixes). Evite alimentos gordurosos, café, e lanchinhos doces.
Não se esqueça das suas necessidades físicas durante os estudos
Vá ao banheiro. Beba água, Vista-se confortavelmente, mas não de forma relaxada demais que possa te fazer querer dormir. Prepare o seu corpo o máximo que puder para a sessão de estudo sentado à frente de você, então você não terpa desculpas para se levantar e ir a outro lugar.
Estudar um dia antes da prova adianta, com organização
Obtenha todos os materiais que se relacionam com o teste que você está para fazer, tais como anotações, folhetos, questionários, livros, projetos, e coloque-os cuidadosamente em sua mesa, chão ou cama, para que você possa ver o que você tem que trabalhar.
Você vai estudar em incrementos de 45 minutos seguidos de intervalos de 5 minutos. Use um cronômetro para te ajudar. Se você tentar estudar indefinidamente por horas e horas, seu cérebro vai se sobrecarregar e você terá que trabalhar para recuperar o foco nos estudos. É melhor ter objetivos menores com mini recompensas (os intervalos) para que você possa durar o tempo que for necessário para aprender o material.
Um guia de estudos é essencial para estudar antes da prova
Se o seu professor lhe deu um guia de estudos ou você tem sua própria orientação, comece a aprender o máximo possível a partir desse guia. Consulte as anotações, folhetos, questionários, livros, etc.e quando você não estiver familiarizado com um item no guia, pesquise sobre ele. Memorize tudo nele, usando diferentes ferramentas para seu aprendizado. Consulte tutores e amigos para te ajudar com o material que você tiver dúvidas. Fóruns online e grupos de redes sociais são também ótimos lugares para resolver suas dúvidas de estudos.
Faça uma folha de revisão rápida
Anote todos as dicas, datas importantes, fórmulas e fatos rápidos em uma folha de papel, para que você possa consultá-la na manhã antes do grande teste. Essa referência tem que ser bem personalizada para que sua memória seja estimulada pela folha de revisão.
Durma bastante para evitar problemas
O mais importante de tudo é dormir na noite antes do teste. Não ter o descanso suficiente pode prejudicar todo o seu desempenho, e fazer com que o dia que você passou estudando não valha nada. Faça do momento do sono uma parte de seus estudos, ou todo o esforço irá para o brejo.
Como você estuda antes de um teste? Como é seu planejamento de estudos?
Sobre o autor
André é formado em pedagogia e gosta de educar e aprender. Encontrou através do blog Palpite Digital BR uma maneira de repassar seus conhecimentos e aprender mais sobre diversos tópicos. Além disso, ele também é um entusiasta de jogos digitais, tendo começado com um Master System 3 no início da década de 90 e indo pro mundo dos computadores ao final da década. Desde então, não parou mais e continua jogando, aprendendo, e ensinando.
Veja também
Fazer um curso de inglês fora do Brasil vale a pena?
Como estudar biologia?
Como melhorar sua pontuação no vestibular?
Como organizar o caderno?