Como publicar um artigo científico?
Uma série de publicações impressionantes podem impulsionar um jovem cientista para o próximo estágio acadêmico, enquanto um registro de publicação insuficiente pode descarrilar uma carreira. As publicações são a principal maneira pela qual os cientistas divulgam seu trabalho e, em última análise, é por seus artigos científicos que eles serão julgados.
Então, o que faz um bom artigo científico? O ingrediente mais fundamental é a pesquisa. Trabalhe com os melhores cientistas que você puder, no melhor laboratório que você pode encontrar. Você absorverá mais sobre fazer uma ciência excelente se você estiver cercado por pesquisadores durante seu treinamento. Então, certifique-se de que as questões que você investiga são importantes e de interesse para outras pessoas no campo. Os trabalhos mais bem sucedidos são aqueles que apresentam pesquisas inovadoras. Mas os melhores artigos também apresentam suas histórias de maneira clara e lógica. O pensamento por trás do documento é claro, então a escrita é clara. Escrever trabalhos de pesquisa com todas essas qualidades pode exigir um pouco de pensamento estratégico, prática e know-how.
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Como publicar artigo cientifico, começando pelo ambiente de publicação
Um dos sinais que você deve observar ao escolher um onde publicar seu artigo é através do ambiente. Procure resultados consistentes de boas publicações, porque isso irá dizer-lhe se a publicação tem renome e é respeitada no meio. Procure por citações à revista científica. Veja se diferentes membros do mesmo laboratório também são listados como autores, porque isso irá mostrar que projetos e crédito são distribuídos justamente na publicação. Certifique-se de que os documentos são revistos onde você deseja publicar. Em seguida, leia os artigos para descobrir as habilidades de escrita dos cientistas que participam da publicação. Os documentos estão claramente escritos? Eles o convenceram da importância de fazer os experimentos? Você pode facilmente contar quais são as conclusões importantes?
A melhor maneira de aprender a escrever documentos de primeira classe é obtendo o máximo de prática possível. Antes de decidir qual publicação para fazer sua aplicação, ao examinar o ambiente e público da publicação você pode descobrir como é fazer parte da equipe. Certifique-se de perguntar sobre o processo de redação e as regras usadas para a formatação dos artigos.
Para publicar um artigo científico você deve pensar no momento certo da publicação
Depois de trabalhar e produzir dados a toda velocidade, você deve avaliar quando você tem dados suficientes para escrever um artigo. Escreva muito cedo, e você pode estar desperdiçando seu tempo. Aguarde muito tempo, e você arrisca perder oportunidades. Pare e escreva quando os dados são suficientes para contar uma história que é completa e faz sentido. A chave é manter constantemente o artigo em mente enquanto você está realizando os experimentos. Pense nas figuras que já podem entrar no papel e na informação que eles vão conter. O leitor deve chegar às mesmas conclusões que você tem exclusivamente com base em seus resultados. Então, pergunte-se se depois de apreender os resultados apresentados em seus dados se o leitor será levado à conclusão geral correta. Qual experiência convincente pode estar faltando? Existem explicações alternativas? Em caso afirmativo, quais dados você precisará coletar para eliminar as outras possibilidades? Antes de realizar um novo experimento, pergunte-se sempre como isso contribuirá para a lógica da publicação. Como você está imerso nos detalhes de seu trabalho, pode ser difícil permanecer objetivo e ver os buracos. Teste seu raciocínio com seus colegas, perguntando se você contou uma história lógica e convincente depois de dar uma palestra, workshop, ou oficina.
Escolha uma revista apropriada para publicar seu artigo cientifico
Colocar o seu artigo na revista mais adequada pode economizar muito esforço e revelar os resultados ao mundo mais cedo. Os periódicos valorizam a novidade e descobertas inesperadas, mas outras revistas podem estar mais interessadas em análises cuidadosas e extensas de processos críticos. Examine as várias revistas e veja onde seu trabalho se encaixaria melhor. Obtenha conselhos de colegas e outros no campo que tenham experiência como autores, revisores e editores de jornais. Pode ser tentador enviar o seu papel para uma grande revista, mesmo que seus resultados não sejam grandes novidades ou de interesse mais amplo. Mas você pode economizar tempo e reduzir sua frustração se você enviá-los para a revista apropriada primeiro em vez de esperar até que seja rejeitado por uma revista de grande circulação e aceitação.
Envie um documento de alta qualidade para publicação
Nos olhos de seus leitores, inclusive editores e revisores, a qualidade do artigo que você envia reflete diretamente a qualidade da ciência por trás disso. Uma abordagem descuidada para a escrita pode minar o experimento mais meticuloso. Portanto, é crítico que o papel seja livre de erros descuidados, especialmente nos dados. Verifique se todas as informações são consistentes, que as imagens e os gráficos representam o que você diz representar. Mais uma vez, as figuras são o seu melhor aliado para transmitir a sua história, para que sejam fáceis de entender. Cada figura deve fazer apenas um ou alguns pontos relacionados, e juntos eles devem fazer todos os pontos importantes do papel de forma fácil de entender. Coloque tanta informação sobre os dados e as condições da experiência diretamente na figura quanto puder. A legenda da figura é importante, mas quanto menos o leitor tem que pular de uma imagem para a outra, melhor.
Não negligencie a forma do artigo. É fundamental que o artigo seja escrito com clareza e que não contenha erros ortográficos ou gramaticais, com uma lógica nítida e limpa. Mostre seu artigo aos seus amigos e colegas mais críticos e tome seus conselhos a sério. Certifique-se também de que todos os autores tenham visto e aprovado a submissão. Não se esqueça de verificar se as normas técnicas para a escrita do artigo foram seguidas.
Ajude a garantir que o processo de revisão seja bom
As revistas podem ser administrados por profissionais editoriais profissionais ou por acadêmicos que assumem o papel de editores por um período de tempo definido. Ambos os tipos de editores enviam papéis aos revisores, que são cientistas que avaliam seu trabalho para obter precisão, lógica e interesse científico. Algumas revistas tem uma etapa de triagem inicial em que documentos improváveis de concluir o processo de revisão são rejeitados. Os editores fazem essas decisões iniciais de triagem geralmente com um conselho de profissionais e cientistas da área.
Os revisores são escolhidos pelo editor com base em seus conhecimentos no campo, muitas vezes utilizando bases de dados extensas montadas pela revista e o conhecimento do editor sobre a área. Alguns cientistas são melhores revisores do que outros, e eles são mais críticos e completos, um fato que rapidamente se torna conhecido pelos editores. O processo de revisão pode levar de alguns dias a várias semanas. Após a revisão, o editor toma uma decisão sobre a publicação, levando em consideração todos os comentários que recebeu. Os objetivos editoriais do periódico são importantes, pois às vezes, os periódicos decidem que certas áreas são particularmente interessantes.
Você pode ajudar o processo de revisão a funcionar sem problemas, fornecendo uma carta de apresentação que inclua, em linguagem muito clara, uma versão concisa de toda a lógica do documento que deixa clara sua importância e contexto. Se houver considerações especiais que o editor e os revisores devam levar em consideração, inclua estas na carta de apresentação. Estes podem incluir informações sobre sua própria disponibilidade, o trabalho relacionado sendo revisado em outras revistas (do seu laboratório ou outros laboratórios) ou os nomes de outros cientistas que estão trabalhando no mesmo problema e, portanto, teriam um conflito de interesse na revisão do seu trabalho . Mantenha a lista curta, caso contrário o editor será forçado a ignorar sua lista.
Todos os dados relacionados não incluídos no corpo principal do documento devem ser claramente acessíveis aos revisores, seja como apêndice ou por meio de um banco de dados disponível publicamente.
Responda aos comentários dos revisores de forma positiva e construtiva
Quando a revista resolver publicar seu artigo, o trabalho ainda não acabou. Em raras ocasiões os revisores recomendam que o seu documento seja aceito sem revisão. Novas experiências, geralmente aquelas que podem ser feitas dentro de poucas semanas, geralmente estão entre os pedidos de revisões. Os editores também costumam dar aos autores um extenso conselho sobre como revisar seus documentos.
Lembre-se de que o editor e os revisores estão interessados em seu trabalho. Eles querem vê-lo melhorado e publicado. Você aumenta as chances de seu documento ser aceito se você assumir o pressuposto de que os revisores estão oferecendo suas sugestões como críticas construtivas. Faça todas as tentativas possíveis para cumprir seus pedidos, incluindo a realização de experimentos extras, mesmo que você ache que são desnecessários. Claro, às vezes os pedidos dos revisores são equivocados ou baseados em raciocínios falhos. Nesses casos, especialmente se você concordou em abordar o resto dos comentários dos revisores, o editor pode estar disposto a considerar um argumento razoavelmente redigido de que o pedido não precisa ser cumprido para aceitação do seu papel.
Quando você envia seu artigo revisado de volta a revista, você deve incluir uma explicação detalhada, ponto a ponto, de como você abordou cada um dos comentários dos revisores e do editor. Lembre-se de que o editor pode enviar suas respostas aos revisores, por isso, se você se recusar a abordar um dos comentários dos revisores, você deve redigir seu argumento cuidadosamente para ser claro, mas não ofensivo.
Sempre trate os comentários e motivos dos revisores com respeito. Nunca é uma boa ideia se envolver em ataques pessoais ou observações sobre revisores ou revisões. Também seja educado com o seu editor. O editor estará mais disposto a trabalhar com você quando não for desagradável fazê-lo.
Como lidar com a rejeição de um artigo científico?
Apesar de seus melhores esforços, você recebeu uma carta de rejeição da revista de sua escolha. Isso não significa que seu papel não seja bom. As melhores revistas tem que rejeitar mais de 90% dos trabalhos que são apresentados.
Uma rejeição pode ser perturbadora, e muitas vezes é sensato deixar passar pelo menos 24 horas antes de pensar nos próximos passos. Não é uma boa ideia enviar um e-mail irritado para o editor explicando por que o processo foi injusto e tendencioso. Se, depois de uma consideração cuidadosa, você pensa que houve um mal-entendido ou erro, algumas revistas receberão um pedido de reconsideração, geralmente sob a forma de uma carta ou mensagem clara explicando seu ponto de vista. Alguns editores podem estar dispostos a conversar por telefone.
Na maioria dos casos, o melhor e mais eficiente é reavaliar rapidamente sua escolha de revista, corrigir os pontos fracos que podem ter sido apontados no processo de revisão, reformatar o artigo para a segunda revista escolhida e enviá-la. Cerca de 70% dos trabalhos rejeitados são eventualmente publicados em outros lugares. Mesmo uma submissão que acaba em rejeição é uma oportunidade para aprimorar suas habilidades de redação e edição.
Pesquise, encontre as publicações na sua área, e aplique a elas para publicar seu artigo e começar com o pé direito no mundo científico.
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Sobre o autor
André é formado em pedagogia e gosta de educar e aprender. Encontrou através do blog Palpite Digital BR uma maneira de repassar seus conhecimentos e aprender mais sobre diversos tópicos. Além disso, ele também é um entusiasta de jogos digitais, tendo começado com um Master System 3 no início da década de 90 e indo pro mundo dos computadores ao final da década. Desde então, não parou mais e continua jogando, aprendendo, e ensinando.